“My Name is Now” avaliação filme


traduzido por Davi Nunes

O Filme “Meu nome é agora”, é um documentário dirigido por Elizabete Martins Campos sobre a vida de uma das cantoras mais importante e de voz original que a cultura brasileira já produziu, Elza Soares.

10710781_687860154631104_7545254263998130086_n

Elza Soares é samba e ela lembra isso ao mundo em seu novo documentário, “Meu nome é agora”. Elza faz jus à reputação de ser inovadora, usando este doc para falar sobre quem ela é no tempo presente: ao contrário de outros documentários sobre “bad girl”, que relata a trajetória do artista durante toda uma vida, o filme não se concentra na temporalidade dos fatos vividos e marcantes da grande cantora, não é uma lição de vida, não é esse o objetivo.

“Meu nome é agora” se apresenta para o público como um poema visual prolongado, em formato de documentário. É interessante assistir o doc como se fôssemos o espelho de Elza. Ela desvenda tudo. Isto parece ser um forte traço de sua personalidade, ou talvez seja, a transposição brilhante de uma negritude poderosa, explicitada em sua música ou de uma rebeldia constituidora de uma vida grande, latente ainda no agora, no tempo presente.

Momentos memoráveis ​​incluem ver os seus 79 anos, transpostos em um ensaio fotográfico sensual que comprova a sua confiança. Outros incluem olhares demasiado curtos dela como uma criança. Este filme é para os verdadeiros fãs de Elza, assim às vezes como estrangeira eu me senti perdida em certas imagens, como exemplo a polêmica história de amor entre ela o jogador de futebol, Garrincha.

Eu gostaria muito que houvesse um enredo linear para seguir, porque Elza é tão abstrata e difícil de se entender, mas vou admitir que estou intrigada. E a partir de agora vou pesquisar mais sobre ela. De certa forma a história de Elza Soares me fez lembrar, como Norte Americana, (com todas as ressalvas e semelhanças), de Nina Simone. Ambas são mulheres negras geniais, vivendo numa conjuntura social e racial assustadoras

Em conclusão, este filme é uma ótima introdução para a mente mística e filosófica da Deusa, Elza Soares.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s