imprudente, impotente, raiva

 translated by Davi Nunes

Aqui está o que você precisa saber sobre o que está acontecendo em Baltimore.

A morte brutal e desnecessária de Freddie Gray deixou minha cidade em luto.

Freddie, um nativo do oeste de Baltimore, foi agredido no momento em estava andando no seu bairro, quando fez contato visual com policiais. Depois foi perseguido, interceptado e espancado de maneira, tão violenta, que teve 80% da sua medula espinhal quebrada. Ele morreu no hospital depois de sete dias internado. Este vídeo mostra bem a violência da abordagem policial. Logo após o ocorrido houve muitas manifestações pacíficas. Mas no domingo passado, dia 26, um protesto foi interrompido quando bêbados brancos, fãs do Orioles, time profissional de Baseball da região, começaram a gritar “Nigger!” contra os manifestantes, bem como arremessaram objetos em suas direções. Assim se iniciou os “distúrbios”. Ah, não, assim começaram os pequenos danos contra os carros dos brancos. As pessoas brancas de Baltimore causam piores danos quando as suas equipes esportivas favoritas ganham campeonatos. Assim, as coisas fugiram do controle e pessoas foram presas.

Mas a cidade se acalmou. No entanto, um “panfleto” circulou alegando falsamente que gangues estavam se organizando para “atirar” nos policiais. LOL Eu imagino um velho policial branco escrevendo este “panfleto” e recordando “talk jive” que viu em um filme antigo Blaxsplotation. Não é preciso dizer que isso tudo não era verdade.Tal evento não ocorreu, mas isso não impediu que se fechasse a maioria das empresas e universidades, todos receosos de um suposto “ataque”. Além disso, fecharam a maior parte do centro da cidade e deixaram as pessoas irem para casa mais cedo. A maioria é claro, exceto os estudantes negros do ensino médio. A polícia, SWAT, armou uma engrenagem completa; fez um cerco na estação de ônibus na grande West Side de Baltimore, deixando centenas de adolescentes na área. Tudo isso gerou muita tensão: o que ocasionou o conflito entre os policiais e os jovens. A mídia durante a cobertura só mostrou um punhado de alunos que revidaram à estrutura de opressão armada pela polícia.

Mas quando você está recebendo bomba de gás lacrimogênio, sem ter como ir para casa, porque a estação de ônibus está fechada: o que você faz? Quando a prefeitura da sua cidade não investe dinheiro no sistema de ensino público por décadas… Quando tem dado todos os privilégios aos brancos, quando seu próprio prefeito chama seus capangas na televisão para contarem mentiras.

O que sobra?

O que fazer com toda essa raiva?

unnamed

One thought on “imprudente, impotente, raiva

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s